Verbetes relacionados:
Kant


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Kant, por Silva, f. de l.


vb. criado em 14/04/2015, 23h56m.

modernidade igual iluminismo

foi o primeiro a descrever em tempos modernos a relação entre o sujeito (homem) e o objeto (mundo). o primeiro a descrever a subjetividade como autonomia, independência, liberdade.

esclarecimento (sinônimo de iluminismo) é o atingimento da maioridade do homem, entendida como a capacidade de usar a razão de forma autónoma, livre da tutela de outrem que informa como pensar e dirige a atividade de pensar.

a causa da menoridade não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de coragem de servir se desse entendimento sem a direção de outro. Sapere aude, ousa saber.

o homem é culpado da sua própria menoridade. o que oprime é menos responsável do que aquele que se deixa oprimir.

homem moderno é aquele que faz uso autônomo da própria razão. liberdade responsável: a liberdade para pensar tem que conduzir à verdade e não às ilusóes.

A atitude de modernidade é uma atitude crítica,

a primeira filosofia crítica: crítica da razão pura (defendendo a autonomia teórica, no âmbito científico), a crítica da razão prática (defendendo autonomia moral) e a dos juízos (defendendo a autonomia dos juízos usando como critérios apenas o homem e a comunidade humana, sem apelar para razões transcendentes ou extrínsecas ao universo humano).

3 eixos, três questões que ela contém (e que são um mapa da filosofia): o que posso saber/conhecer, o que devo fazer (como posso conhecer), o que posso esperar (até onde é possível conhecer) (quando a filosofia tiver respondido a essas perguntas terá realizado seu propósito).

redefinir a filosofia dizendo a) com que ela deve se preocupar, b) o que significa pensar, e c) que filosofia é pertinente.

epistemologia: quais são as possibilidades de se fazer ciência, como chego à objetividade, quais são as condições de possibilidade de um conhecimento efetivamente objetivo, até que ponto é possível atingir a verdade, em que dimensões ela se apresenta a uma criatura finita.

critério político: o indivíduo pode pensar o que quiser, mas tem de obedecer à autoridade constituída (compatibilizar a liberdade do indivíduo com a organização social).

a função da religião é provisória, para fornecer a esperança. Porque a lógica indica que o justo deve ser feliz e o iníquo deve ser infeliz. É ilógico, isto é, injusto, que o iníquo seja feliz e o virtuoso seja infeliz. Daí a religião fornece a esperança de recompensa na vida futura. Mas quando o esclecimento se completar, a própria organização da humanidade emancipada fará com que a relação entre virtude e justiça seja realizada pela simples razão, e a religião tornar-se-á desnecessária.


Páginas que tratam do tema ^: